quinta-feira, 28 de junho de 2012
ESTUDO DE CÉLULA - DIA 01/07/2012
VENCER TRAUMAS E ENCERRAR ARGUMENTOS
Você conhece a história do rei Josias? Ele assumiu o reinado quando ainda era uma criança, com apenas 8 anos. Ele cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. Observe o currículo do rei Josias e veja como é possível servir a Deus independente da idade, e que é possível ser íntegro e reto, independente de sua história familiar.
O bisavô de Josias foi o rei Ezequias, homem temente a Deus. Ele, apesar de ser um rei de ações aprovadas, demonstrava ser ferido em suas emoções. A Bíblia relata que um dia ele ficou doente e recebeu a visita do profeta Isaías que lhe disse: “os teus dias estão contados”. O rei, ao ouvir tal notícia, chorou amargamente e pediu a Deus que ficasse curado. Então, o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida e, nesse período, tornou-se um rei soberbo (Isaías 38).
“Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao Senhor, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.” (II Crônicas 32:24-26)
O rei Ezequias gerou Manassés, um filho que desagradou em extremo a Deus levantando altares a ídolos falsos, postes-ídolo e restaurando todo nível de idolatria e paganismo. Um dia ele acabou preso pelos assírios e levado para a Babilônia com um gancho no nariz e cadeias de bronze. Somente após esses acontecimentos ele se converteu e começou a pensar no Deus de Israel.
“Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.” (II Crônicas 33:1,2)
Amom, filho de Manassés, teve um reinado pior do que o pai. Construiu muito mais altares, levantando postes-ídolo, e não se humilhou diante de Deus. Foi um rei tão mau que acabou sendo assassinado em casa pelos próprios oficiais. (II Crônicas 33:20-25). Finalmente, Amom é sucedido pelo filho, Josias, que nasceu com o estigma de ser membro de uma família dessas.
O histórico de Josias
Imagine como era a vida do rei Josias, a carga sobre o jovem rei. Imaginem uma criança com um histórico monárquico difícil desses e, ainda por cima, tendo que ouvir frases do tipo: “Esse aí é filho de Amom, misericórdia! Ele é neto de Manassés! Ah, o bisavô dele foi aquele que ‘choramingou’ pra viver mais e estragou Israel, gerando um filho como Manassés!”. Isso é traumático, principalmente para uma criança!
Josias possuía um coração reto e buscou o Deus de Israel e não os deuses de seus pais. Com todo o estigma, todos os nomes horríveis que talvez tenha recebido por causa dos seus antepassados idólatras e que foram reis maus, ele conseguiu se recuperar e, mesmo na juventude, foi irrepreensível, encerrando todos os argumentos do diabo e se tornando um dos reis mais admiráveis da História.
Aos 8 anos de idade, Josias teve súdito. Tornou-se rei de Israel quando ainda era um menino. Com 16 anos, teve entendimento de que Deus era o Deus de Israel. Ainda moço, começou a buscar o Deus de Israel, temeu ao Senhor e reconstruiu a Casa de Deus. Restaurou todo o país, levantou conselheiros, restaurou o sacerdócio, o ministério profético, os levitas e restituiu a festa da Páscoa. Enquanto rei ele não permitiu que nenhum altar levantado a deuses falsos ficasse de pé.
“Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.” (II Crônicas 34:1-3)
A aliança de Josias
Josias fez uma aliança que marcou o seu ministério: celebrou a Páscoa. Nem Davi celebrou essa festa como Josias o fez. “Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” (II Crônicas 35:18)
Deus confiou um ministério nas mãos de um jovem e ele não desperdiçou o que lhe foi estabelecido, apesar de ser tão novo. Podemos concluir que Josias era um jovem com uma visão madura.
No dia em que ele enviou seus súditos à profetisa Hulda, esta lhes disse que, por causa do povo, o Senhor puniria toda a casa de Israel, mas porque o rei tinha uma vida irrepreensível, um coração íntegro e se humilhou perante Deus, o Senhor tirou a sentença de morte de sobre Israel e todo o país foi perdoado.
“Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.” (II Crônicas 34:24-27)
Temos muito o que aprender com esse rei que foi exemplo para o povo de Israel, e não apenas para eles, mas sua história de vida, ministra-nos ainda nos dias de hoje. Deus conta conosco. Ele espera que tenhamos a mesma coragem de Josias. Então, seja você um atalaia do Reino, vença os traumas familiares e encerre todos os argumentos que o inimigo possa ter contra a sua vida.
MUDANÇA DE ENDEREÇO
AMADOS, GOSTARÍAMOS DE INFORMAR QUE EM BREVE ESTAREMOS MUDANDO DE ENDEREÇO, O TEMPLO DA IGREJA APOSTOLICA NOVA JERUSALÉM PASSARÁ PARA A ROD DO SOL, BAIRRO AEROPORTO, EM FRENTE À QUADRA 22 - ANTIGA TOMCAR.
UM LUGAR MAIS AMPLO, COM MAIS LIBERDADE DE ADORAÇÃO E ONDE RECEBEREMOS MUITAS CONQUISTAS...
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Não entristeça o Espírito Santo
Há uma ordem clara nas escrituras e ela se aplica a nós líderes também. “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”. Ef 4.30
De que forma temos feito isso? Entristecemos o Espírito Santo de Deus...
...quando falamos mal uns dos outros.
Infelizmente é muito comum líderes falarem mal um do outro. Isso é pecado e diminui a nossa eficácia espiritual e mina nossa autoridade para liderar de verdade. “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” Tg 4.11-12
... quando endurecemos nosso coração.
Um líder de coração endurecido é um líder enfermo emocionalmente e espiritualmente. Um bom líder precisa de coração forte e não de coração duro. Um coração duro produz insensibilidade diante de Deus e da vida e isso destrói nossa liderança. “Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião.” Hb 3.15
... quando formamos grupos internos na igreja.
Quando somos os responsáveis por criar grupos frutos de divisões estamos cavando a nossa própria cova na liderança. É como uma bomba-relógio que a qualquer momento explodirá em nossas próprias mãos. “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.” 1 Co.1.10 “...Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem. “ 2 Co 12.20b
... quando não medimos aquilo que falamos.
A palavra de um líder tem grande poder. Precisamos buscar sabedoria para que o nosso falar realmente seja benção e não maldição para os outros. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” Ef 4.29
...quando não perdoamos a quem nos pede perdão.
Se não perdoamos estamos dizendo que não queremos ser perdoados. Isso é suicídio espiritual e emocional. Não destrua a ponte pela qual você mesmo terá de passar - a ponte do perdão. “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.” Mt 18.21-22
... quando ignoramos as artimanhas de satanás.
Um líder que não está atento às ações do inimigo está em perigo. Satanás está sempre em ação e você, como líder, é um alvo preferencial. Não subestime nem superestime o inimigo. Esteja alerta. “... a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.” 2 Co 2.11
... quando não somos capazes de recomeçar um com o outro.
Um líder deve ser capaz de dar uma nova chance àquele que realmente precisa. Muitas vezes pode ser arriscado, mas faz parte do processo de liderar. “Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas... Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Mt 5.41,43-45b
... quando agimos com orgulho e não com humildade.
A soberba é a pedra que tem derrubado muitos líderes. Todo cuidado é pouco. Humildade agrada ao Senhor e nos mantém de pé diante dele. “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.” Rm 12.16
... quando não procuramos a solução bíblica para os problemas.
Nenhuma técnica ou estratégia usada por um líder pode ferir princípios bíblicos. Sabedoria vem de Deus e ele tem prazer em compartilhá-la conosco. “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, Cl 3.16a
...quando esquecemos que todos nós somos pecadores e só estamos de pé por causa da graça de Deus.
Sempre que lembramos quem nós realmente somos e quem Deus realmente é somos levados a nos quebrantar e ver a vida numa perspectiva mais correta e equilibrada. Isso vai influenciar todos os aspectos da nossa jornada para o bem. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” 1 Co 10.12 “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou!” 1 Co 15.10ª “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 2 Co 12.9ª
Vamos tomar a decisão de fazer diferente e alegrar o coração de Deus. Ainda há tempo, se houver desejo e ação da nossa parte na direção da vontade de Deus.
Ednilson Correia de Abreu
Publicado em 29.05.2008
sexta-feira, 22 de junho de 2012
ESTUDO DE CÉLULA - DIA 24/06/2012
MANSIDÃO 2ª PARTE
Jesus, maior exemplo de mansidão
Jesus convidou a todos para virem a Ele, pois Ele é manso e humilde de coração. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29).
O mais tremendo do convite de Jesus foi que Ele não convidou os fortes, porém os cansados e oprimidos. Por Jesus ser manso e humilde, pode assegurar o descanso para a nossa alma.
Aprenda a descansar em Deus. Para quê tanta agitação e inquietude que não a levam a nada? Busque a mansidão. Entregue-se a Ele completamente se você está cansado e sobrecarregado. É Ele quem vai aliviá-lo. Só Ele tem este poder e esta autoridade.
Veja que promessa maravilhosa que alcança os que decidem pela mansidão. A Bíblia diz que o Senhor ouve os desejos dos mansos e Ele mesmo dá conforto ao coração. “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;” (Salmo 10:17)
Para alcançar a mansidão, é necessário despojar-se de:
Impureza e acúmulo de maldade
Não esqueça que a mansidão é uma virtude que somente o Espírito pode produzir em você, então, submeta-se a Ele. Isso implica em mudança de vida, de atitude. Leia o texto de Tiago 1:21.
Ira
A ira nos leva ao pecado quando não temos mansidão. Não trilhe o caminho da ira, pois ele é sempre muito prejudicial (Efésios 4:26).
Maledicência
Muitos são os textos que falam sobre maledicência. Precisamos vigiar nessa área (Colossenses 3:8,10).
Palavras torpes
Uma pessoa mansa não tem palavras torpes na sua boca, antes busca uma linguagem sã e irrepreensível, como a descrita em Tito 2:8.
Precisamos lutar contra tudo o que for contrastante com a mansidão como os exemplos citados e tantos outros que não comentamos, como orgulho, soberba, arrogância, características negativas que nos afastam de Deus e das pessoas, impedindo-nos de cumprir o nosso chamado.
Na linguagem de Jesus, quando falamos em mansidão, estamos mencionando alguém tratado, curado, limpo, santo – um líder que já caminhou muitas milhas. A mansidão foi deixada por Cristo como um modelo redentor de Sua obra, como o fundamento de tolerância, perdão e amor cristão. E essa virtude, como tantas outras, devem ser bem cultivadas.
Busquemos, cada vez mais, ser pessoas mansas, porque mansidão está ligada a sabedoria e tratamento, a ser domado e educado. Tudo isso significa ter habilidade, da parte de Deus, de saber conviver junto, em comunidade, ser sociável, com bom relacionamento, ter condições de conviver sem conflitos.
Isso é possível para nós! E nossa forma de viver atrairá uma multidão de filhos e filhas legítimos para Deus.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
ESTUDO DE CELULA - 17/06
1ª Parte
Mansidão, uma virtude do Espírito
Para Células
A Bíblia contém muitas promessas para os mansos. Neste capítulo, citaremos algumas delas, como:
. Os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5).
. Mansidão é condição para ter paz de espírito. Muitas pessoas reclamam não ter paz, mas um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão (Salmo 37:11).
. Quem tem mansidão tem o Fruto do Espírito. Alguém que alcança a mansidão é porque tem o Fruto do Espírito em sua vida (Gálatas 5:22).
. Através da mansidão, conseguimos suportar-nos em amor, e guardamos a unidade do Espírito no Corpo (Efésios 4:1,2).
. Uma pessoa mansa recebe a palavra com muito mais qualidade do que alguém enraivecido. Ela vive mergulhada na Palavra de Deus (Tiago 1:21).
Talvez um dos textos bíblicos mais conhecidos por falar em mansidão é o Sermão da Montanha (Mateus 5). Jesus atraiu multidões e ali trouxe muitos ensinamentos sobre o povo, dentre eles, ensinou sobre mansidão. Jesus Se comunicava com as pessoas com amor e mansidão. Ele sabia como passar a Boa Notícia do Reino de Deus.
A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, ternura. Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque venceu a agitação do dia a dia, é uma pessoa que venceu a ira.
Quando Jesus ensinou o povo sobre mansidão, referindo-se que os mansos herdarão a terra, em Mateus 5:5, é porque para eles, desde o Antigo Testamento, terra simbolizava mais que um mero terreno, representava a bênção e a presença de Deus. Uma das causas de Moisés não ter herdado a terra, entrado na terra prometida, apesar de ser considerado pela Bíblia o homem mais manso, foi ter se irado diante das águas de Meribá.
Ser uma pessoa mansa vai além de ter apenas uma qualidade natural. Isso é tão verdade que mansidão está incluída no Fruto do Espírito Santo. Se você almeja ser manso, deve entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual, que sempre leva à harmonia e não à discórdia.
A palavra ‘bem-aventurado’ reproduz os oráculos proféticos da salvação, usados pelos profetas do Antigo Testamento e por Jesus, em Mateus 5:3-11. As bem-aventuranças são exemplos de viver em busca de perfeição, expressam a qualidade de vida que Deus deixou para nós desde o princípio, uma vida de bênçãos.
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
DIA DO PASTOR - EM GUARAPARI 14/06
Querido Pastor!
Hoje é um dia especial. É um dia para recordar decisões, vitórias, para lembrar também das falhas e aperfeiçoar as qualidades, para renovar votos, para curtir o tempo que passou, para relembrar bons momentos, para sorrir ou chorar... Mas acima de tudo, hoje é o dia de saber que você foi escolhido por Deus!
Toda a história de sua vida, todos os momentos, as oportunidades, em todas as noites difíceis e também nas mais tranquilas, Deus esteve presente. Ele sabe quem é você. Conhece-o desde o ventre. Sempre teve um plano para você!
E Jesus morreu por você... Ele disse “Eu Sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas...”. Sabe querido pastor, nunca esqueça que apesar de ser pastor, você também é ovelha. E o seu Pastor é alguém maravilhoso e benigno. O seu Pastor é tardio em irar-se e guiará você por veredas tranquilas. Mesmo em meio ao vale da sombra da morte, não tema. É só seguir o seu Pastor. Ele o livrará do laço do passarinheiro e sob Suas asas você encontrará segurança. Ele vai em busca de uma única ovelha porque ama a cada uma individualmente. Pastor, se um dia sentir-se só, uma ovelha desgarrada, fraquinha ou solitária em meio ao grande rebanho, lembre-se que ao lado do Bom-Pastor, nada lhe faltará!
Parabéns Pastor! Que a alegria deste chamado brilhe mais e mais em seu coração. E que outras ovelhas sintam a influência positiva de uma vida transformada. Não por esforços humanos, mas pelo seu grande amigo Jesus!
Estamos com você! Conte conosco nesse ministério especial.
Com carinho,
A Igreja.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
ATENÇÃO
NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 07 DE JUNHO, NÃO HAVERÁ CULTO NA IANJ. O CULTO SERÁ NA IGREJA PRESBITERIANA - PR. JORGE, ONDE O APOSTOLO MARCO ANTÔNIO ESTARÁ CONSAGRANDO ALGUNS PASTORES AO MINISTERIO. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ....COMPAREÇA!!!
JANTAR DOS NAMORADOS - DIA 08/06
sexta-feira, 1 de junho de 2012
ESTUDO DE CELULA - PARA O DIA 03/06/2012
ATOS 2:46 – CRESCENDO NO SENHOR
INTRODUÇÃO: Deus tem um projeto de crescimento para seu povo desde a fundação do mundo. No início disse o Senhor que deveríamos crescer e multiplicar. A visão celular é uma visão de tratamento, porém é uma visão de crescimento em todas as direções.
DESENVOLVIMENTO: Quando você entrega sua vida para Jesus algumas mudanças acontecem na sua caminhada:
-Muda seu foco de crescimento, pois sem Jesus perdem-se os sonhos, a esperança, os desejos;
-Muda seus propósitos, pois uma vida sem propósitos é uma vida vazia;
-Muda seu padrão de vida, pois uma vida pautada na Palavra, na oração e no jejum traz novas realidades, pois princípios passam a fazer parte de nossa vida daí entramos em prosperidade bíblica;
- Muda a cultura, pois não somos deste mundo somos cidadãos do reino de Deus e o reino de Deus tem uma cultura de verdades e propósitos;
- Muda a direção, pois ao converter-se a pessoa muda a direção de perdido para salvo.
CONCLUSÃO: Você precisa entender que o nível de mudança em sua vida vai além de apenas se tornar uma pessoa que não ia a uma igreja para uma pessoa que passa a ir, mas de uma pessoa perdida para um cidadão (ã) do reino de Deus. Não somos deste mundo, mas precisamos influenciá-lo. Precisamos saber que somos pessoas espirituais, ou seja, é bem além do que nossa mente consegue imaginar.
Deus te abençoe.
Apóstolo Marco Antônio
Assinar:
Postagens (Atom)