quarta-feira, 13 de junho de 2012
ESTUDO DE CELULA - 17/06
1ª Parte
Mansidão, uma virtude do Espírito
Para Células
A Bíblia contém muitas promessas para os mansos. Neste capítulo, citaremos algumas delas, como:
. Os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5).
. Mansidão é condição para ter paz de espírito. Muitas pessoas reclamam não ter paz, mas um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão (Salmo 37:11).
. Quem tem mansidão tem o Fruto do Espírito. Alguém que alcança a mansidão é porque tem o Fruto do Espírito em sua vida (Gálatas 5:22).
. Através da mansidão, conseguimos suportar-nos em amor, e guardamos a unidade do Espírito no Corpo (Efésios 4:1,2).
. Uma pessoa mansa recebe a palavra com muito mais qualidade do que alguém enraivecido. Ela vive mergulhada na Palavra de Deus (Tiago 1:21).
Talvez um dos textos bíblicos mais conhecidos por falar em mansidão é o Sermão da Montanha (Mateus 5). Jesus atraiu multidões e ali trouxe muitos ensinamentos sobre o povo, dentre eles, ensinou sobre mansidão. Jesus Se comunicava com as pessoas com amor e mansidão. Ele sabia como passar a Boa Notícia do Reino de Deus.
A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, ternura. Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque venceu a agitação do dia a dia, é uma pessoa que venceu a ira.
Quando Jesus ensinou o povo sobre mansidão, referindo-se que os mansos herdarão a terra, em Mateus 5:5, é porque para eles, desde o Antigo Testamento, terra simbolizava mais que um mero terreno, representava a bênção e a presença de Deus. Uma das causas de Moisés não ter herdado a terra, entrado na terra prometida, apesar de ser considerado pela Bíblia o homem mais manso, foi ter se irado diante das águas de Meribá.
Ser uma pessoa mansa vai além de ter apenas uma qualidade natural. Isso é tão verdade que mansidão está incluída no Fruto do Espírito Santo. Se você almeja ser manso, deve entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual, que sempre leva à harmonia e não à discórdia.
A palavra ‘bem-aventurado’ reproduz os oráculos proféticos da salvação, usados pelos profetas do Antigo Testamento e por Jesus, em Mateus 5:3-11. As bem-aventuranças são exemplos de viver em busca de perfeição, expressam a qualidade de vida que Deus deixou para nós desde o princípio, uma vida de bênçãos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário