quarta-feira, 30 de novembro de 2011
FESTA DE CHANUCÁ
Ano após ano, à época de Chanucá, as luzes são acesas em todos os lares judaicos para celebrar os acontecimentos daqueles dias, com cânticos de louvor a D'us. assim, os caminhos de Israel são iluminados pela mensagem eterna:
"A luz espiritual de Israel nunca será apagada"
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
SEGUNDO DIA DE MINISTRAÇÃO
Vamos recapitular que fomos desafiados a tomar uma ação de mudança mental e comportamental para compreendermos o que Deus deseja de nós.
Vamos retomar por Prov. 3:9 que diz: “Honra ao Senhor com a primícia de todos os seus ganhos.”
Dar de nós o melhor para Deus deve ser uma prática da cultura do reino de Deus.
Toda honra precisa ser materializada seja em matéria ou em forma de Palavras. Um nível maior de honra que não é expresso de forma material cai no esquecimento. Quando se deseja honrar alguém por mérito dá-se um diploma ou uma medalha, ou seja, materializa-se a honra.
Pense comigo se você diz que honra a Deus onde está a honra dEle? Em Malaquias como lemos ontem há este questionamento. Mas ao continuar lendo você notará que o Senhor fala de dízimos e ofertas o texto expressa no plural, isso significa que é mais que um tipo de oferta. Deus está dizendo para materializarmos nossa honra a Ele.
Talvez alguém diga que Deus não se preocupa com nossos recurso s sim com nosso coração, vejamos o texto de Mateus 6:24.
Entenda: Ao lermos a Palavra encontramos vários tipos de ofertas, porém quando se diz respeito às primícias encontramos a tradução direta para primícias que é diferente de dizimo a palavra para primícia é habicurim, ou seja, a melhor oferta. A oferta apresentada por Abel era habicurim. A oferta dada por Abraão à Melquisedeque é habicurim, vale ressaltar que ele deu também os dízimos de tudo, porém entregou seu habicurim.
De tudo o que você precisa entender é que devemos entregar as primícias por princípio não por necessidade e as demais ofertas também.
Biblicamente as primícias são os primeiros frutos que devem ser colhidos e rapidamente entregues para que não estrague e nem apodreça e nem amasse. A primícia que é entregue estragada, podre ou amassada é rejeitada por Deus.
Portanto observe como você está servido ao senhor. Não se deve fazer a obra do Senhor relaxadamente, pois isso atrai maldição (Jeremias 48:10).
Nos dias atuais além de nosso tempo e nosso melhor, em tudo precisamos observar que não plantamos ou criamos gado, portanto a forma de primiciarmos mudou bastante no tocante às finanças.
Talvez isso funcione com o homem do campo que planta, mas com o homem urbano é preciso observar que trabalhamos por moedas e cédulas. Como devemos primiciar então como pessoas urbanas?
Pense um pouco. Se aprendemos que para Deus é o melhor e as primícias são os primeiros frutos é simples basta dedicarmos ao senhor o primeiro dia de trabalho de nossa jornada, ou seja, isso equivale a 3% de nossos rendimentos.
Qual é o objetivo das primícias?
Santificar todo o restante que fica em nossas mãos (Ez.44:30). Ok, e o dizimo? Pois bem o dizimo equivale a 10% do restante depois de primiciarmos, pois o dizimo só é santo se primiciarmos primeiro. O dizimo é o que protege nossos recursos é o que repreende o devorador (Mlq. 3:10 a seguir). E a oferta é parte que você espontaneamente dá é a semente da sua colheita.
Como entregar as primícias? Princípio bíblico. As primícias são do sacerdote principal da igreja. Vejamos: Dt 18:1-5. Ez. 44:30.
Portanto: O altar dos dízimos e das ofertas é a igreja e o altar das primícias é o sacerdote.
Por que ao sacerdote? Por que de acordo com Dt. 18:5 o Senhor o escolheu para ministrar diante dEle todos os dias.
Esse ensino mexe com nossa teologia humanista e greco-romana. Primeiro porque pensamos ainda no pastor como um profissional liberal ou um mero empregado não como um sacerdote escolhido de Deus. Segundo porque damos o que temos para Deus de qualquer jeito.
Toda mudança cultural provocará uma reação a princípio. Não foi fácil convencer alguns irmãos a aceitar guitarras, baterias, computadores, celulares, internets, etc. O mais difícil é convencer as pessoas dos princípios da Palavra de Deus, pois estamos acostumados a não estudar a Palavra, mas andar segundo o que pensamos.
Fazer a obra de Deus com o nosso melhor, ser primicistas, honrar, reconhecer o sacerdócio com certeza é um grande desafio para todos vocês, porém sabemos que precisamos nos adequar a Palavra de Deus. Examinais as escrituras por que julgais ter nela vida eterna e são elas que de mim testificam (João 5:39).
Quando uma igreja decide viver por princípios os clientes vão para outra loja, os discípulos, porém decidem renovar suas mentes para experimentar a boa agradável e perfeita vontade de Deus.
Outros textos que falam acerca das primícias:
Nm. 15:21, Sl. 105:36, Rm. 11:16, Lv. 2:14, Dt. 18:4, Ap. 14:4, Nm. 15:20, Pv. 3:9, Ez. 44:30, Êx. 23:19, Lv. 23:17, Ne. 13:31, Êx. 34:22.
Apóstolo Marco Antônio
PRIMÍCIAS – PRIMEIROS FRUTOS QUE SANTIFICAM NOSSAS COLHEITAS
Antes de tudo é preciso salientar que para ministrar acerca do assunto é preciso que primeiro eu viva isso em minha própria vida senão serão apenas palavras lançadas ao vento. Sou o próprio laboratório de minhas palestras, por isso não tenho embaraços com o assunto.
Vamos começar revendo alguns conceitos para que tenhamos nosso entendimento aberto e entremos em um nível de mudança de nossas práticas cristãs equivocadas.
1-A primeira coisa que precisamos entender é que há uma preocupação nos dias de hoje de que existem líderes tentando judaizar a igreja, porém não é exatamente isso. É bem verdade que toda estrutura bíblica se baseia em ensinos judaicos enquanto que a cultura cristã evangélica tem por base ensinos greco-romana. Falar sobre o sentido da primícia sem, contudo abdicar de uma cultura romana é o mesmo que chover no molhado.
2-No novo testamento encontramos dons ministeriais como em Ef. 4:11 que nos apresenta 5 dons ministeriais, o que não descaracteriza a unção sacerdotal sobre a vida daqueles que dedicam suas vidas ao ministério como é o caso do Pr. Marcílio e dos demais pastores presentes. Nenhum ministro separado consagrado e ungido está fora desta qualificação são, portanto, sacerdotes. Se é um sacerdote é um embaixador do reino de Deus e representante dEle no nosso meio, daí o fato de der deparado e santo.
3-A honra. O conceito de honra tem sido largamente deturpado pela sociedade atual, mesmo cristã. Em Malaquias 1:6 há um questionamento do Senhor perguntando onde esta a minha honra? Veja que as pessoas investidas de autoridade têm sido constantemente desonradas pela sociedade e até mesmo pela igreja que tem o papel de cobri-los em oração.
4-A presença de Deus. Parece que quanto mais tempo se passa menos as pessoas percebem a presença de Deus, daí o fato das pessoas não se qualificarem para fazer a obra de Deus não observarem a pontualidade e qualidade daquilo que se entrega ao Senhor. Parece que Deus se tornou uma pessoa comum no nosso meio.
Pois bem vamos começar hoje uma reflexão acerca da proposta deste congresso:
As primícias. Quero começar com um termo hebraico que é o KORBAN que significa ofertar, dar-se generosamente sem exigir reciprocidade. Parece que ao invés de sermos discípulos nos tornamos clientes, onde eu dou desde que eu receba algo em troca e como perdemos a essência do princípio do dar estamos recebendo pouco ou nada, pois como vemos em Gálatas que de tudo que o homem semear isso também ceifará. O cliente só paga por algo que ele acha que tem um valor significativo e mesmo assim pede desconto. As pessoas estão à procura do melhor culto, do melhor ambiente, do melhor sermão, do melhor instrumento, da melhor música, do melhor tudo desde que atenda todas as suas expectativas. Criamos expectativas de clientela e se o pós venda não funcionar trocamos de loja. Afinal tem tantas lojas por ai.
Em provérbios 23:26 encontramos um pedido do Senhor “Dá-me filho meu o teu coração”
O pai só nos pede o nosso coração e nos parece que só entregamos se ganharmos algo material em troca (Lei de Gerson o que eu ganho com isso).
Quais são as prioridades de sua vida? Onde está o teu coração?
Em Mateus 6 vemos que mesmo sem pedirmos Deus sabe quais são nossas necessidade, porém parece que não conseguimos confiar nEle e nos esquecemos do que deve ser nossa prioridade no verso 33.
E o seu coração onde está?
Mateus 6:21 diz que onde estiver o seu tesouro ai estará o seu coração. Por isso as prioridades das pessoas não são as coisas concernentes ao reino de Deus. Os cristãos querem agir como clientes, por que sabem que se agirem como discípulos passamos a ter responsabilidades e deixaremos de ser clientes e nos tornaremos cooperadores (Lc. 6:38).
Pensar em primícias sem pensar em honra é apenas trazer ao altar um quilo de qualquer coisa de qualquer jeito e Deus tem que me abençoar.
Em provérbios 3:9 a bíblia diz que devemos HONRAR ao SENHOR com as PRIMÍCIAS de todos os seus ganhos.
Hoje quero refletir com vocês primeiro sem pensar em recursos em finanças em dinheiro quero falar de ganhos.
Quando alguém pensa em GANHOS apenas como dinheiro esta pessoa tem um sério problema emocional.
O que é um ganho:
Tempo, saúde, carro, casa, trabalho, filhos, cônjuges, roupas, salários, relacionamentos, casamentos, virgindade, etc.
Tudo isso na verdade é um ganho queridos, ou seja, vai além de nossa compreensão humana e humanista. O decreto de provérbio diz respeito a tudo. Temos que honrar ao Senhor com a primícia (o melhor) de tudo que o próprio Deus nos dá.
Se você tem dado as sobras então não é honra é desonra. Ex.
O tempo que sobra depois da TV. O alimento que sobra no fim do mês. A roupa que sobra quando eu esvazio o guarda roupas. O sexo antes do altar.
Nosso desafio de hoje é mudar nossa mentalidade e nossa conduta. Fomos bombardeados pela cultura humanista onde tudo para nós em primeiro lugar e isso formou uma cultura com base em ensinos Greco- romanos onde o culto ao eu é a prioridade e acabamos por esquecer o Senhor que nos deus tudo o que temos.
Quero desafiar você a tomar uma postura de mudar seu jeito de pensar e de ver e tomar uma ação de mudança para juntos alcançarmos o melhor de deus para nossas vidas.
Apóstolo Marco Antônio
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
ESTUDO DE CELULA - DIA 27/11
TEMA: CONFESSAI OS VOSSOS PECADOS – TEXTOS: ROM. 6:23 E 1º JOÃO 1:19
Introdução: Pecado é errar o alvo, ou seja, errar a direção de Deus em nossas vidas.
Tudo o que te prejudica espiritual, emocional e fisicamente constitui-se em pecado.
Aquilo que prejudica seu próximo, mesmo não sendo ele crente também é pecado.
A grande artimanha do inimigo é distorcer o que Deus criou convencendo as pessoas de que certas práticas não são pecados, por exemplo:
1 ) Amar não é pecado, porém o que o inimigo tenta colocar na mente das pessoas é que o sexo fora do casamento é amor e isto não é verdade.
2 ) Mentir para se livrar de algum sofrimento não é pecado, mas sabemos que toda sorte de mentiras é pecado.
3 ) Comprar e não ter condições de pagar é algo que temos que entender, mas na verdade isso é defraudar o meu próximo.
Enfim se você observar a Palavra de Deus verá que existem muitas praticas que são distorções do inimigo e isso traz sobre nós níveis de maldições terríveis além de brechas onde o mal se aloja na vida das pessoas.
Desenvolvimento: Jesus morreu na cruz para que as coisas se ordenassem novamente, pois o primeiro Adão acabou desordenando tudo.
Sem confissão e abandono do pecado não haverá mudanças em nossas vidas, muita gente confessa porém não deixa o pecado. Tem que deixar e mudar de prática.
O pecado traz morte sobre a vida das pessoas. Não somente morte física, mas morte espiritual.
Jesus já pagou o preço de morte, porém cabe a cada um de nós confessarmos e deixarmos nossos pecados e vivermos uma vida segundo os padrões da Palavra de Deus.
Conclusão: Confesse seus pecados e entregue sua vida a Jesus para que sua vida mude e você experimente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
REDE DE MULHERES - 19/11/2011
ESTUDO DE CÉLULA - 20/11
TEXTO: JOÃO 14:6 QUAL É O SEU CAMINHO?
Introdução: O ano de 2011 e a época onde estamos vivendo tem sido marcados pela confusão mental das pessoas e o quanto as pessoas estão perdidas em suas vidas. A era pós-moderna é a era onde as pessoas estão totalmente sem base, sem algo sólido. A grande oferta de tudo quanto há faz com que as pessoas se percam em seus caminhos. O sonho das riquezas leva muitos a apostarem tudo na sorte. O ser humano que ter muito sem trabalhar, quer se aposentar antes de ter plantado o suficiente para colher. As pessoas gastam mais do que ganham, amam mais do que podem, se relacionam sexualmente mais do que na verdade se permite. Isso faz com se percam nas religiões, nos livros de auto-ajuda e nas terapias. Diante de tudo isso lemos o evangelho de João 14:6 que mostra que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Desenvolvimento: Como em termos de salvação só existe o caminho criado por Deus através de Jesus não tem como perder neste caminho. Muitas pessoas dizem que te muitas igreja, mas na verdade só há um evangelho e um caminho de salvação: JESUS.
O Senhor Jesus disse que Ele é:
1- O caminho. Para que na hora de tomar decisões seja em que nível for possamos olhar para Ele. Pedro ao andar sobre as águas perdeu-se em seu olhar e parou para olhar as circunstâncias, por isso afundou. Às vezes olhamos para as circunstâncias e começamos a afundar. As pessoas tendem a olhar para momentos como o horário, a pessoa, o acontecimento e por isso facilmente se desviam e perdem o propósito. O seu olhar deve se fixar em Jesus.
2- A verdade. Existe muita propaganda de muitas coisas, mas verdade mesmo só na Palavra de Deus. Só há uma verdade no mais se não estiver baseado em Jesus não será verdade será engano.
3- A vida. Um sentimento de morte tem tomado as pessoas. Suicídio, fracasso, falência, doença, etc. Tudo isso tem atormentado o homem de hoje. Se o foco da vida não aquela dada por Jesus perde-se em seu sentido. A vida de Jesus para nós é abundante.
Conclusão: Entrega o seu caminho, a sua vida e a sua verdade a Jesus para que você seja capaz de experimentar a boa perfeita e agradável vontade de Deus. Não viva uma vida sem Jesus.
Apóstolo Marco Antônio – IANJ
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
ESTUDO DE CÉLULAS - 13/11
Tema: Quando a verdade liberta
Texto: João 8:32
Introdução: Para falarmos sobre a verdade é preciso entender o sentido bíblico desta expressão usado no evangelho. Não se trata da palavra verdade isolada em um contexto, mas se trata do conjunto que compõe a verdade. Viver os padrões da verdade hoje é um desafio, pois o mundo tem se alimentado de mentiras e enganos. A sociedade está desacreditada de quase tudo: da política, da família, do casamento, das alianças, etc. No mesmo contexto de João 8 encontramos uma expressão que diz que o diabo é o pai da mentira, pois nunca se firmou na verdade.
Desenvolvimento: O discurso de Jesus acerca da verdade não se resume apenas a falar a verdade, mas conhecer a verdade para ser libertos. A semente da mentira foi semeada no coração das pessoas. Vejamos:
-Casamento é coisa do passado;
-Ninguém consegue ser fiel;
-Olhe para sua aparência nunca vai dar em nada;
-Nasceu pobre vai morrer pobre;
-Eu nasci assim vou morrer assim;
-Não se pode confiar em ninguém, etc.
Tudo isso são sementes da mentira semeada na mente das pessoas, você certamente pode se lembrar de algo mais.
O que Jesus propõe é uma mudança para libertação, uma limpeza na mente, uma direção saudável e verdadeira, ou seja, um nível de relacionamento a começar com Ele e depois com seus discípulos para que a semente da verdade seja plantada em você. Jesus veio para dar vida e vida em verdade, se você der lugar para a verdade um nível de libertação e cura vai te alcançar.
Conclusão: Abra seu coração e seu entendimento para que você possa conhecer de fato a verdade que É CRISTO. Ore pedindo a Ele que entre em seu coração.
Apóstolo Marco Antônio
CHURRASCO DIA 13/11/2011
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!!! PARTICIPE!!!
terça-feira, 8 de novembro de 2011
FOTOS DO ENCONTRO FACE A FACE REALIZADO EM 28, 29 E 30/10/2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
ESTUDO DE CÉLULAS - 06/11
DESAFIO DE TER FÉ
Marcos 11:20-24
Introdução: Ao lermos a carta do Apóstolo Paulo aos irmãos romanos vemos que ele detalha com propriedade que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo, ou seja, se você não tiver acesso à Palavra não terá condições de desenvolver um nível de fé que faça com que os céus se movam a seu favor. Jesus ao enviar os apóstolos a pregar o evangelho o fez para que uma sociedade sofrida e entregue nas mãos do diabo fosse curada e liberta. Se você deixar Jesus entrar e agir em sua vida terá um nível de fé sobrenatural.
Desenvolvimento: A Palavra fortalece nosso interior em tempos de dúvida, pois fortalece a fé. Em marcos encontramos uma Palavra que diz que devemos ter fé em Deus. Muita gente conhece o nome “Deus” e “Jesus”, mas não os conhecem com um nível de experiência necessário ao seu dia a dia. O que vemos aqui em marco é um desafio a crermos, o senhor Jesus nos desafia a crermos. A fé traz o futuro até nós, traz as realizações projetadas por Deus para nossas vidas. A dúvida só existe em quem não tem sua fé fortalecida na Palavra de Cristo e para ser fortalecido na Palavra de Cristo é necessário ter com ele uma experiência entregando-se sem reservas a Ele, tornando-se discípulo dEle. O que acontece quando nos entregamos a Jesus:
1-Passamos a ter direito a vida eterna e salvação;
2-Temos força para vencer os ataques das trevas;
3-Desenvolvemos um nível de fé além do nosso conhecimento;
4-Recebemos o batismo no Espírito Santo.
Então queridos abram seus corações para que Jesus entre e faça neles morada.
Conclusão: Sem fé é impossível agradar a Deus, sem a Palavra de Cristo é impossível ter fé, sem ter um discipulado será impossível conhecer a Palavra de Cristo, então receba hoje Jesus em seu coração faça uma oração entregando seu coração à Ele e perceba o quanto sua vida vai mudar. Que o Senhor te abençoe.
Apóstolo Marco Antônio