segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PRIMÍCIAS – PRIMEIROS FRUTOS QUE SANTIFICAM NOSSAS COLHEITAS

Antes de tudo é preciso salientar que para ministrar acerca do assunto é preciso que primeiro eu viva isso em minha própria vida senão serão apenas palavras lançadas ao vento. Sou o próprio laboratório de minhas palestras, por isso não tenho embaraços com o assunto.

Vamos começar revendo alguns conceitos para que tenhamos nosso entendimento aberto e entremos em um nível de mudança de nossas práticas cristãs equivocadas.

1-A primeira coisa que precisamos entender é que há uma preocupação nos dias de hoje de que existem líderes tentando judaizar a igreja, porém não é exatamente isso. É bem verdade que toda estrutura bíblica se baseia em ensinos judaicos enquanto que a cultura cristã evangélica tem por base ensinos greco-romana. Falar sobre o sentido da primícia sem, contudo abdicar de uma cultura romana é o mesmo que chover no molhado.

2-No novo testamento encontramos dons ministeriais como em Ef. 4:11 que nos apresenta 5 dons ministeriais, o que não descaracteriza a unção sacerdotal sobre a vida daqueles que dedicam suas vidas ao ministério como é o caso do Pr. Marcílio e dos demais pastores presentes. Nenhum ministro separado consagrado e ungido está fora desta qualificação são, portanto, sacerdotes. Se é um sacerdote é um embaixador do reino de Deus e representante dEle no nosso meio, daí o fato de der deparado e santo.

3-A honra. O conceito de honra tem sido largamente deturpado pela sociedade atual, mesmo cristã. Em Malaquias 1:6 há um questionamento do Senhor perguntando onde esta a minha honra? Veja que as pessoas investidas de autoridade têm sido constantemente desonradas pela sociedade e até mesmo pela igreja que tem o papel de cobri-los em oração.

4-A presença de Deus. Parece que quanto mais tempo se passa menos as pessoas percebem a presença de Deus, daí o fato das pessoas não se qualificarem para fazer a obra de Deus não observarem a pontualidade e qualidade daquilo que se entrega ao Senhor. Parece que Deus se tornou uma pessoa comum no nosso meio.

Pois bem vamos começar hoje uma reflexão acerca da proposta deste congresso:

As primícias. Quero começar com um termo hebraico que é o KORBAN que significa ofertar, dar-se generosamente sem exigir reciprocidade. Parece que ao invés de sermos discípulos nos tornamos clientes, onde eu dou desde que eu receba algo em troca e como perdemos a essência do princípio do dar estamos recebendo pouco ou nada, pois como vemos em Gálatas que de tudo que o homem semear isso também ceifará. O cliente só paga por algo que ele acha que tem um valor significativo e mesmo assim pede desconto. As pessoas estão à procura do melhor culto, do melhor ambiente, do melhor sermão, do melhor instrumento, da melhor música, do melhor tudo desde que atenda todas as suas expectativas. Criamos expectativas de clientela e se o pós venda não funcionar trocamos de loja. Afinal tem tantas lojas por ai.

Em provérbios 23:26 encontramos um pedido do Senhor “Dá-me filho meu o teu coração”

O pai só nos pede o nosso coração e nos parece que só entregamos se ganharmos algo material em troca (Lei de Gerson o que eu ganho com isso).

Quais são as prioridades de sua vida? Onde está o teu coração?

Em Mateus 6 vemos que mesmo sem pedirmos Deus sabe quais são nossas necessidade, porém parece que não conseguimos confiar nEle e nos esquecemos do que deve ser nossa prioridade no verso 33.

E o seu coração onde está?

Mateus 6:21 diz que onde estiver o seu tesouro ai estará o seu coração. Por isso as prioridades das pessoas não são as coisas concernentes ao reino de Deus. Os cristãos querem agir como clientes, por que sabem que se agirem como discípulos passamos a ter responsabilidades e deixaremos de ser clientes e nos tornaremos cooperadores (Lc. 6:38).

Pensar em primícias sem pensar em honra é apenas trazer ao altar um quilo de qualquer coisa de qualquer jeito e Deus tem que me abençoar.

Em provérbios 3:9 a bíblia diz que devemos HONRAR ao SENHOR com as PRIMÍCIAS de todos os seus ganhos.

Hoje quero refletir com vocês primeiro sem pensar em recursos em finanças em dinheiro quero falar de ganhos.

Quando alguém pensa em GANHOS apenas como dinheiro esta pessoa tem um sério problema emocional.

O que é um ganho:

Tempo, saúde, carro, casa, trabalho, filhos, cônjuges, roupas, salários, relacionamentos, casamentos, virgindade, etc.

Tudo isso na verdade é um ganho queridos, ou seja, vai além de nossa compreensão humana e humanista. O decreto de provérbio diz respeito a tudo. Temos que honrar ao Senhor com a primícia (o melhor) de tudo que o próprio Deus nos dá.

Se você tem dado as sobras então não é honra é desonra. Ex.

O tempo que sobra depois da TV. O alimento que sobra no fim do mês. A roupa que sobra quando eu esvazio o guarda roupas. O sexo antes do altar.

Nosso desafio de hoje é mudar nossa mentalidade e nossa conduta. Fomos bombardeados pela cultura humanista onde tudo para nós em primeiro lugar e isso formou uma cultura com base em ensinos Greco- romanos onde o culto ao eu é a prioridade e acabamos por esquecer o Senhor que nos deus tudo o que temos.

Quero desafiar você a tomar uma postura de mudar seu jeito de pensar e de ver e tomar uma ação de mudança para juntos alcançarmos o melhor de deus para nossas vidas.

Apóstolo Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário