segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SEGUNDO DIA DE MINISTRAÇÃO

Vamos recapitular que fomos desafiados a tomar uma ação de mudança mental e comportamental para compreendermos o que Deus deseja de nós.

Vamos retomar por Prov. 3:9 que diz: “Honra ao Senhor com a primícia de todos os seus ganhos.”

Dar de nós o melhor para Deus deve ser uma prática da cultura do reino de Deus.

Toda honra precisa ser materializada seja em matéria ou em forma de Palavras. Um nível maior de honra que não é expresso de forma material cai no esquecimento. Quando se deseja honrar alguém por mérito dá-se um diploma ou uma medalha, ou seja, materializa-se a honra.

Pense comigo se você diz que honra a Deus onde está a honra dEle? Em Malaquias como lemos ontem há este questionamento. Mas ao continuar lendo você notará que o Senhor fala de dízimos e ofertas o texto expressa no plural, isso significa que é mais que um tipo de oferta. Deus está dizendo para materializarmos nossa honra a Ele.

Talvez alguém diga que Deus não se preocupa com nossos recurso s sim com nosso coração, vejamos o texto de Mateus 6:24.

Entenda: Ao lermos a Palavra encontramos vários tipos de ofertas, porém quando se diz respeito às primícias encontramos a tradução direta para primícias que é diferente de dizimo a palavra para primícia é habicurim, ou seja, a melhor oferta. A oferta apresentada por Abel era habicurim. A oferta dada por Abraão à Melquisedeque é habicurim, vale ressaltar que ele deu também os dízimos de tudo, porém entregou seu habicurim.

De tudo o que você precisa entender é que devemos entregar as primícias por princípio não por necessidade e as demais ofertas também.

Biblicamente as primícias são os primeiros frutos que devem ser colhidos e rapidamente entregues para que não estrague e nem apodreça e nem amasse. A primícia que é entregue estragada, podre ou amassada é rejeitada por Deus.

Portanto observe como você está servido ao senhor. Não se deve fazer a obra do Senhor relaxadamente, pois isso atrai maldição (Jeremias 48:10).

Nos dias atuais além de nosso tempo e nosso melhor, em tudo precisamos observar que não plantamos ou criamos gado, portanto a forma de primiciarmos mudou bastante no tocante às finanças.

Talvez isso funcione com o homem do campo que planta, mas com o homem urbano é preciso observar que trabalhamos por moedas e cédulas. Como devemos primiciar então como pessoas urbanas?

Pense um pouco. Se aprendemos que para Deus é o melhor e as primícias são os primeiros frutos é simples basta dedicarmos ao senhor o primeiro dia de trabalho de nossa jornada, ou seja, isso equivale a 3% de nossos rendimentos.

Qual é o objetivo das primícias?

Santificar todo o restante que fica em nossas mãos (Ez.44:30). Ok, e o dizimo? Pois bem o dizimo equivale a 10% do restante depois de primiciarmos, pois o dizimo só é santo se primiciarmos primeiro. O dizimo é o que protege nossos recursos é o que repreende o devorador (Mlq. 3:10 a seguir). E a oferta é parte que você espontaneamente dá é a semente da sua colheita.

Como entregar as primícias? Princípio bíblico. As primícias são do sacerdote principal da igreja. Vejamos: Dt 18:1-5. Ez. 44:30.

Portanto: O altar dos dízimos e das ofertas é a igreja e o altar das primícias é o sacerdote.

Por que ao sacerdote? Por que de acordo com Dt. 18:5 o Senhor o escolheu para ministrar diante dEle todos os dias.

Esse ensino mexe com nossa teologia humanista e greco-romana. Primeiro porque pensamos ainda no pastor como um profissional liberal ou um mero empregado não como um sacerdote escolhido de Deus. Segundo porque damos o que temos para Deus de qualquer jeito.

Toda mudança cultural provocará uma reação a princípio. Não foi fácil convencer alguns irmãos a aceitar guitarras, baterias, computadores, celulares, internets, etc. O mais difícil é convencer as pessoas dos princípios da Palavra de Deus, pois estamos acostumados a não estudar a Palavra, mas andar segundo o que pensamos.

Fazer a obra de Deus com o nosso melhor, ser primicistas, honrar, reconhecer o sacerdócio com certeza é um grande desafio para todos vocês, porém sabemos que precisamos nos adequar a Palavra de Deus. Examinais as escrituras por que julgais ter nela vida eterna e são elas que de mim testificam (João 5:39).

Quando uma igreja decide viver por princípios os clientes vão para outra loja, os discípulos, porém decidem renovar suas mentes para experimentar a boa agradável e perfeita vontade de Deus.

Outros textos que falam acerca das primícias:

Nm. 15:21, Sl. 105:36, Rm. 11:16, Lv. 2:14, Dt. 18:4, Ap. 14:4, Nm. 15:20, Pv. 3:9, Ez. 44:30, Êx. 23:19, Lv. 23:17, Ne. 13:31, Êx. 34:22.

Apóstolo Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário